sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Infinitamente Portuguesas... Amém !


Nobre, sutil e generosa...
A Rainha das Castas Portuguesa.
Mais célebre uva portuguesa da atualidade.
TOURIGA NACIONAL
São infinitas castas lusas tintas vejam:
Alfroxeiro,Alfroxeiro Preto,AlicanteBouschet,Aragonêz,Baga, Bastardo,Borraçal,Cabernet Sauvignon,Carignan,Castelão,Cencibel,Espadeiro,Grand Noir,Grenache,Grossa,Jaen,João de Santarem, Merlot,Moreto,Mortágua,Negra Mole,Pinot Noir,Ramisco,Rufete,Sousão,Syrah,Tempranillo,Tinta Amarela,Tinta Barroca,Tinta caiada,Tinta Cão,Tinta Carvalha,Tinta Francisca,Tinta Miúda,Tinta Pinheira,Tinta Roriz,Tinto Del Pais,Touriga barroca,Touriga Franca,Touriga Francesa,Touriga Nacional,Tourigo,Trincadeira,Trincadeira Preta e Vinhão.
Posso lhes confessar que este texto para mim, era o mais desejado.
Falar de castas portuguesas é como dizer “Amém”.
Procurei várias literaturas para explicar melhor sobre esta casta, por sua importância quando se fala de vinhos portugueses, mas posso resumir que esta casta lusa tinta, é uma casta generosa, nobre e delicada.
Originária do Dão a Touriga Nacional se espalhou para o Douro e posteriormente para o Sul, hoje está presente em todas as regiões demarcadas de Portugal e já é plantada também em outros países.
Mas, os melhores Tourigas encontraremos em vinhos da região do Dão e Douro.
Produz ótimos varietais e generosos cortes (mistura de uvas), resultando vinhos ricos e concentrados. De cor intensa, aromas florais, frutos silvestres maduros e na boca traz taninos robustos e ao mesmo tempo elegância.
Vale ressaltar ainda, que a Touriga Nacional é utilizada na elaboração de Vinhos do Porto.
Prometo falar sobre cada uma destas infinitas castas lusas e dizer “Amém” a toda Touriga Nacional que por eu passar...
Vamos abrir um bom vinho português do Douro e comprovar o poder da Touriga Nacional.