segunda-feira, 22 de junho de 2009

DECANTAR, OU NÃO ? EIS A QUESTÃO!


Você já passou pela situação de estar em um restaurante, e o garçom sugerir decantar o vinho escolhido?
Então, se você não conhece esta prática, pode ficar assustado...
Decantar ou não, eis a questão?
DECANTAR – “Transvasar, ou seja, passar de um vaso á outro um líquido que contém um depósito sólido”.
DECANTAÇÃO - “Ato ou efeito de decantar o vinho, oxigenando-o e limpando dos sedimentos”.

DECANTADOR - “Vidro transparente, incolor, com volume entre 30 á 50% maior do que a garrafa de vinho padrão (750 ml), com bastante espaço para deixar o vinho respirar, esticar as pernas, liberar seus aromas”.

A origem do “Decantador” vem de longos séculos de Roma antiga, onde o vinho era armazenado em grandes barris de madeira e para trazer a bebida à mesa se utilizava as jarras de vidro (decantadores).
Como as técnicas de filtragem e afinamento ainda não eram bem desenvolvidas, os vinhos tinham sedimentos e depósitos que deixavam a bebida fosca e enevoada.

Hoje, o decantador e o ato de decantar, ganharam uma nova função, os de fazer com que os vinhos despertem para seus aromas e sabores.

Em resumo, decantar um vinho é expô-los ás ações de oxigênio antes da apreciação, para que libere de forma mais ampla seus aromas e sabores.

E como curiosidades, até os espumantes podem ser decantados, acreditem! Com a decantação liberam o gás carbônico, se tornando mais cremosos, frutados e menos ácidos.

Agora, você não mais vai olhar assustado para o garçom quando ele estiver decantando seu vinho, e sim, pedir que faça o processo de decantação para sentir aromas e deixar o vinho mais macio antes de ser degustado.


Agora peça um “Decanter” de presente áquela sua amiga e comece a degustar...

Um forte abraço e boa semana a todos, continuem votando...

Aguardo os comentários de todos vocês.

Beijos... E eis á questão!

Wivianny Merlo