Seu nome científico é Bacalhau Cod Gadus Morhua, descoberto pelos vikings a história do bacalhau é milenar e sua origem na Noruega.
Os portugueses descobriram o bacalhau na época das grandes navegações, afinal precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens.
O hábito brasileiro de saborear o bacalhau é herança da colonização portuguesa, desde a época do descobrimento.
As primeiras importações de bacalhau no Brasil ocorreram em 1843, com a chegada da corte portuguesa e dos comerciantes lusos ao país, no início do século XIX.
Existem quatro tipos de peixe usado na produção do bacalhau:
Porto-Cod, Saíthe, Zarbo e Ling, que são diferentes
na aparência, rendimento, preço e sabor.
na aparência, rendimento, preço e sabor.
Existem duas famílias distintas do Porto- Cod, o Gadus Macrophalus que é pescado no Pacífico de cor branca e sem muito sabor e o Gadus Morhua pescado no Atlântico Norte, de cor areia e muito saboroso.
O bacalhau Cod Gadus Morhua é um peixe magro, com baixo teor de gordura, rico em proteínas e altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, além de sódio, cálcio, fósforo, magnésio e ômega 3.
O autêntico Bacalhau Cod Gadus Morhua se caracteriza por se desmanchar em camadas, pela cor palha e seu sabor inesquecível.
A combinação bacalhau e vinho quem faz é você !
Na regra básica das cores não vale muito quando se fala em bacalhau, sabendo que o bacalhau é exigente e controverso acreditamos que um bom vinho verde acompanhe bem seu prato de bacalhau também.
Com o príncipe dos mares em sua mesa e a inspiração de Bacco,
você terá uma mesa rica e cheia de encantos.
Muito prazer em conhece-lo !
Wivianny Merlo